quarta-feira, 30 de outubro de 2013

MACARRÃO COM CREME DE ESPINAFRE E TORTA DE LIMÃO E CHOCOLATE!!!

Olá amigas , estou com uma gripe daquelas , corpo só pede cama ,aqui em São Paulo para variar as 4 estações em um único dia , quem aguenta??? não ando fazendo nada de mais na cozinha , só tenho feito muito crochê , já já mostro as toalhinhas.




Ontem fiz para a janta um macarrão com creme de espinafre e uma torta de limão para sobremesa, tudo bem fácil , rápido e gostoso. 


O macarrão eu fiz uma receita do M de Mulher culinária , fiz o espinafre no vapor e depois bati no liquidificador rapidamente com um pouco de leite em vez de picar na faca como manda a receita , e no fim antes de servir coloquei um pouco de creme de leite, o creme é delicioso e com espaguete ficou divino.

Ingredientes

. 500 g de espaguete cozido "al dente"
. 4 colheres (sopa) de manteiga
. 1/3 de xícara (chá) de farinha de trigo
. 4 xícaras (chá) de leite
. 1/2 colher (chá) de sal
. 1 pitada de noz-moscada
. 1 dente de alho picado
. 2 colheres (sopa) de azeite
. 1 maço de espinafre lavado, aferventado, espremido e picado
. 200 g de cubinhos de bacon fritos

Modo de preparo

Em uma panela derreta a manteiga, junte a farinha e refogue por cerca de 2 minutos. Junte o leite, o sal, a noz-moscada e mexa até engrossar. Em outra panela refogue o alho no azeite, e acrescente o espinafre. Junte o molho, misture, e distribua sobre a massa cozida. Salpique os cubos de bacon e sirva em seguida.


A torta já fiz algumas vezes é uma receita do blog  Rainhas do Lar , uma torta de limão e chocolate , sempre mudo algumas coisas , aqui por exemplo fiz em uma forma pequena de torta , usei um tablete de chocolate garoto meio amargo e como usei a lata de creme de leite , usei metade , se uso a caixinha coloco uma inteira.





 O que fiz foi mesclar o chocolate com a mousse de limão , tbm não uso gelatina sem sabor em mousse de limão nem maracujá.


 Para quem gosta de coisa doce use o chocolate ao leite ,pois fica bem amargo o chocolate, eu adoro.





Eu ando empolgada com minhas novas fôrmas de fundo removível e particularmente inspirada em, como diria minha avó, "inventar moda".
Então saiu essa torta que é mezzo doce, mezzo azedinha e que vai bem pra quem, como eu, não é fã de doces enjoadões.

Fiz uma massa básica de tortas, a mais fácil de todas, porque eu não me dou com essa coisa de massa sovada, crescida e o escambau. Entonces, triturei no liquidificador um pacote de 200gr de biscoito maisena e fiz uma farofinha fina. Coloquei numa travessa e acrescentei umas 4 colheres (sopa) de manteiga sem sal derretida e misturei bem. Com essa farofa mais úmida, forrei o fundo e as laterais de uma fôrma de fundo removível de 24cm. Levei ao forno pré-aquecido por uns 10 minutinhos e reservei.

Para fazer o recheio de chocolate...

Lembra que eu disse que sempre tenho chocolate meio amargo em casa (eu compro aquelas barras grandes pra quem trabalha com chocolate)? Então... peguei uns 300gr de chocolate meio amargo, derreti em banho maria, juntei 1 lata de creme de leite, 1 colher (sobremesa) de manteiga sem sal, 2 colheres de Nutella e 1/2 envelope de gelatina em pó sem sabor hidratada na água (veja instruções na embalagem e hidrate o envelope todo pois vamos precisar de mais 1/2 envelope para o recheio de limão, ok?)
Coloquei esse recheio sob a massa reservada e levei à geladeira enquanto fui fazer...

...o recheio de limão...

Bati no liquidificador 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, 1/2 lata de suco de limão (se quiser menos azeda, pode usar menos suco de limão) e 1/2 pacote da gelatina em pó sem sabor hidratada.

Coloquei sob o recheio de chocolate que já estava na massa, raspei chocolate por cima e levei à geladeira por umas 4 horas. Depois, foi só desenformar e servir.

domingo, 20 de outubro de 2013

SÁBADO COM POLENTA E ALMOÇO DE DOMINGO!!!!

 Olá pessoas amigas , domingo lindo,sol, céu limpo , horário de verão , gosto e não gosto rsrsrs, mas o dia está lindo, agora pensem em uma pessoa que enche a boca d'água toda vez que pensa em polenta??? pois é essa que vos escreve , faz umas duas semanas que só penso nisso  então ontem , sábado, foi a janta polenta com molho de carne picadinha do jeito que eu gosto e queijo ralado.


Para o molho eu use umas 500 grs de paleta, bem magrinha piquei na faca e fritei na panela de pressão com um pedacinho de bacon e linguiça calabresa picados, depois fui adicionando temperinhos, gente eu amo tempero e aí coloco o que tenho,muita cebola,alho,louro,hortelã,alecrim,cebolinha, usei chimichurri ,cominho,colorau,Sazon para carne de panela.... depois cobri com água fervente , tampei e cozinhei até a carne ficar macia.

depois de cozida passei para outra panela com azeitonas picadas umas folhinhas de manjericão, dois sachês de pomarola tradicional, acertei o sal e tempero, tampei e deixei em fogo baixo até ficar o ponto que eu queria.


a polenta já experimentei algumas de panela de pressão , dessa vez provei a receita do blog Ora,pitangas , muito boa , eu usei a mesma panela que fiz a carne para o molho,coloquei a água para ferver e depois o fubá como pede a receita . 


Aqui já pronta...A única coisa diferente que fiz depois de pronta coloquei além da colher de manteiga uma colher de parmesão ralado.

Essa é a receita, vale a pena dá uma olhada no blog.
  1. misture 3 xícaras de fubá dissolvidas em 3 xícaras de água fria e reserve
  2. leve ao fogo 6 xícaras de agua temperada com um fio de azeite e sal a gosto
  3. quando ferver misture lentamente o fubá misturado na água fria e mexa  vigorosamente para não empelotar
  4. feche a panela de pressão, abaixe o fogo de deixe cozinhar por 20 minutos
  5. desligue a panela de pressão e aguarde sair toda a pressão
  6. junte uma colher de manteiga e uma colher de azeite mexa bem
  7. despeje no prato de servir
caso você deseje uma polenta mole agregue mais água.


Read more: http://orapitangas.blogspot.com/2013/06/polenta-de-panela-de-pressao.html#ixzz2iIEwrajq


e o resultado é esse , nessas horas como se diz na minha terra eu enfio o pé na jaca rsrsrsrs.


Depois da comilança de sábado o almoço foi simples , arroz, franguinho assado (usei meu frango assado limão e ervas) e muita salada....


o crochê está a todo vapor, uma semana linda,abençoada e produtiva a todos.





terça-feira, 15 de outubro de 2013

O QUE ANDO FAZENDO!!!

 Olá minhas amigas tudo bem? eu ando sumidinha mas é que estou super atarefada, domingo tive que ir comprar um vaso que meu filho fez o favor de quebrar , meu vaso da sala com umas palmeiras , brincando com o Marley nosso cachorro , nossa fiquei muito brava rsrss,aproveitei comprei uns temperinhos para por na minha lavandeira que não tem lugar pra mais nada rsrs, depois passamos na sogra e almoçamos por lá, só fui pra casa na hora de ir a missa.


Bem aqui umas toalhinhas ou sousplat com uns porta-copos que peguei no blog da Rose Tecendo Artes , tem tanta coisa que fica difícil escolher , então fui pelos mais fáceis e agora estou fazendo uma toalhinha que é uma graça.


Olha que lindinhas , fiz com a linha Anne 


Essa em vinho




Essa azul falta terminar ....


E essa minha mais nova paixão , me presenteei de aniversário , já fui na 25 comprar retalhinhos e comecei um projeto de umas almofadas AQUI.


Marido fez essa bancadinha no cantinho do meu quarto ,ah ficou tão lindo e eu tão feliz rsrsrss


Essa amostra eu tirei da Casa da Salete, eu achei tão lindo e é tão fácil , dá pra fazer muita coisa usando esse motivo , eu fiz a amostra com a linha Bella.


Bom por enquanto é isso ,chuva e tempo abafado aqui em São Paulo , as crianças em casa , vou fazer alguma coisa gostosa para postar rsrs.Beijos e linda semana a todos.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

LANCHINHO RÁPIDO, BEIRUTE!!!


Olá amigas , gente amanhã já é sexta-feira de novo???  a semana passou voando nossa , domingo foi meu niver , pois é 44 anos bom nem comentar rsrs, passei o dia com a família, muito bom . Estou tão entretida com umas toalhinhas de crochê que nem percebo quando o dia acaba, já já vou postar , ah e me presenteei com uma máquina de costura , hoje fui na 25 de março, comprei muita linha,retalhinhos ...estou muito empolgada kkkk.


Aqui um lanchinho rápido que meu marido adora, devo dizer que é o seu predileto beirute, o dele eu fiz de presunto ,queijo, salada,maionese , catchup e mostarda, abre o pão, dá uma esquentadinha  e coloca tudo dentro..... 


O pão que eu uso é esse...





o de frango eu passo requeijão , peito de frango temperadinho, frito com molho shoyo , queijo e salada.





Uma sugestão para o feriado.Beijos.


sexta-feira, 4 de outubro de 2013

CALDO VERDE!!!

Friozinho gostoso e muita chuva em São Paulo que lembra sopa, e faz muito tempo que não fazia caldo verde ,então foi o prato escolhido para janta.Leve e delicioso.


Eu costumo fazer assim: para umas 6 batatas pequenas eu usei três folhas de couve, então na panela vai talo das folhas de couve, meia cebola,1dente de alho,um sachê de sazon sabor galinha,1 talo com as folhas de salsinha , 1 folha de louro e sal,cobri com água e levei ao fogo até as batatas amolecerem, depois de cozidas retirei a folha de louro e o resto foi para o liquidificador.


Não acrescentei mais tempero algum , em uma frigideira fritei bacon a gosto,retirei ,fritei linguiça calabresa,retirei,passei a couve cortada fininha na gordura da frigideira e juntei tudo ao caldo de batata, deixei ferver mais um pouco e pronto.


Servi com azeite, bacon e umas linguiças frita só para decorar


Bom fim de semana a todos.




quinta-feira, 3 de outubro de 2013

PÃO DE AVEIA,MEL E LINHAÇA!!!

Olá meninas , esse pão foi o meu primeiro post a  6 anos atrás, eu já o fazia a algum tempo, adoro fazer ele,é fácil,nutritivo,macio e o cheiro de pão assando pela casa é maravilhoso eu amo.


A receita é da Nestlé , foi logo quando eu comecei a receber as revistas maravilhosas,bom a receita completa rende dois pães eu sempre faço meia, dessa vez eu fiz uma receita inteira , como minhas formas de pão são de diferentes tamanho , acho que não dividi a massa por igual...


Eu não costumo usar fermento fresco sempre uso o seco e misturo na farinha.


Aqui a massa descansando


Essa é a textura da massa , bem grudenta....


Já saindo do forno


Pincelei manteiga...


Polvilha aveia ,desenformo ainda morno e deixo sobre uma grade esfriando ,geralmente guardo embrulhado em papel alumínio.


com uma manteiguinha hummmm, me acabo rsrs.


quem quiser ver a receita original é só acessar AQUI.

essa receita é a que postei no blog.



Pão de aveia com linhaça.

1 xícara de aveia
100g de manteiga
1/2 xícara de mel
1 colher (sopa) de sal
3 tabletes de fermento biológico(45g) ( dissolvido em meia xícara de água morna)
2 ovos
5 xícaras de farinha de trigo aproximadamente
3 colheres (sopa) de sementes de linhaça
manteiga para untar

Modo de preparar

Ferva duas xícaras de água. Junte a aveia,a manteiga, o mel e o sal.Deixe amornar e coloque o fermento já dissolvido em meia xícara de água morna.Adicione os ovos, a farinha de trigo e a linhaça, misturando bem.Coloque a massa em uma tigela untada com manteiga,cubra com filme plástico e deixe dobrar de volume em lugar aquecido (cerca de 30 minutos). Sove a massa com as pontas dos dedos por cerca de 5 minutos para remover o ar. A consistência da massa deve ser elástica e mole.Divida em duas partes e modele os pães em superfície bem enfarinhada. Coloque os pães em duas formas de bolo inglês untadas.Cubra novamente e deixe crescer até dobrar de volume.Asse em forno médio alto(200º C), preaquecido por aproximadamente 40 minutos.


DICAS: 

1. Como rende dois pães eu sempre faço meia receita.
2. Uso sempre 1 envelope de fermento biológico seco. (elimino a meia xícara de água), junto o fermento na farinha.
3. A semente de linhaça eu costumo usar triturada, pode substituir por sementes de papoula ou castanha de caju picada.
4. Pincele manteiga e espalhe aveia sobre o pão ainda quente.



quarta-feira, 2 de outubro de 2013

FRANGO ASSADO COM ABÓBORA E COUVE!!!

 Olá amigas, quarta-feira  e aqui em São Paulo choveu a madrugada inteira ,acordei as 5:30 para arrumar meu filho para ir a escola e saímos embaixo de chuva, mas a temperatura está ótima,para comer, tricotar , dormir ,rsrsr.

Ontem resolvi fazer pão quase na hora da janta , assunto para outro post, então resolvi fazer algo rápido e usar algumas coisas que tinha na geladeira para não estragar , tinha abóbora e couve , coxa e anti coxa de frango e foi o que foi.....


a abóbora eu compro na feira já descascada e cortada,cozinhei no vapor , depois temperei com sal,azeite,alecrim fresco e um pouco de tempero pronto que tem salsinha,alho desidratado, levei ao forno uns 10 minutos só para dá uma esquentada, aproveitei qdo tirei o frango e enquanto arruma a mesa ela vai pegando gosto.

Sempre tenho esses pacotinhos de meu frango e minha carne assada, quebra um galho danado e todos gostam, só separei a coxa da anti coxa, tirei a pele , deixei de molho em um pouco de vinagre e água, escorri e preparei conforme a embalagem.

Delicia...

Jantinha pronta , arroz branco com o molhinho do frango, couve refogada com bacon e alho e um suco de abacaxi , senti falta da hortelã no suco é tudo de bom.



Boa Quarta!!!!