terça-feira, 20 de abril de 2010

ALMOÇO DE DOMINGO!!!

Olá amigas , preparadas para o feriado? eu não gosto muito de feriados no meio da semana, foto bonita gente??? imagine o sabor.... Bom como vcs sabem meu filhote estava com virose semana passada então não inventei muito no almoço fiz comidinha de mãe, agora a sobremesa e o café da tarde caprichei , modéstia a parte rssss.
Esse pudim eu descobri na comunidade do orkut , é do Otto , vcs acreditam que não vai leite condensado? pois é , vai leite de coco, não é muito doce e não fica com gosto nem cheiro de ovo , é só tirar a pele da gema , eu como já tenho essa mania , não como nada que cheire a ovo argh!!!

Não é lindo??? rss boba kkkk.... pois é a receita está nesse link AQUI, vou copiar a receita do jeito que o Otto colocou lá ok?

Pudim de leite à moda antiga

1. Faça um caramelo e coloque SOMENTE NO FUNDO de um pirex. Nunca fiz esse tipo de pudim em forma de alumínio. Tentem e me digam!!

2. Coloque 800 ml de leite pra ferver ( ou leite de coco à gosto + leite até completar 800ml)

3. Bata na batedeira ( ou na mão) 5 ovos (gemas sem pele) + 1 1/2 xícara açúcar + baunilha à gosto ( eu ponho 1/2 col sopa) + 2 col sopa de coco ralado ( opcional...o coco vira uma casquinha)

4. Diminua a velocidade da batedeira e vá colocando o leite fervente.

5. Coloque na forma e leve ao forno (200ºC) em banho-maria ( com a água já fervente) por 1h. Enfie uma faquinha. Se sair limpa, o pudim já estará cozido. Retire do forno MESMO QUE NÃO ESTEJA DOURADO e mesmo QUE APARENTE NÃO ESTAR FIRME. Tenha fé no teste da faquinha!!!!

6. Deixe esfriar e leve à geladeira até a hora de servir.

7. Desenforme: solte as laterais com uma faquinha, delicadamente. Dê uma sacudidinha e desenforme. Fique feliz e tire fotos para postar!!!

8. RESULTADO: um pudim firme, suuuuuper macio e leve, branquinho nas laterais e beeeem dourado na parte de cima! Se colocarem como, ele sobe e forma uma casquinha gostosa, mas é opcional!

9. VANTAGEM: é delicioso, não é doce demais, é leve, é barato e rende muito. É "à moda antiga" pq era assim que as avós faziam pudim na época que o leite condensado era artigo de luxo!

Otto

Eu usei a forma de alumínio, coloquei duas colheres bem cheia de coco ralado, e levei ao forno já com água fervendo e rodelas de limão na água para não escurecer a assadeira e levou exatamente 1 hora , fazer o teste da faca é muito importante. Ah! e bati no liquidificador.

fiz a calda com 1 xícara de açúcar e 1/4 de xícara de água, só no fundo da forma.

Como disse não fiz nada de especial de almoço , foi comidinha de mãe, arroz,feijão, carne moída e salada.
Para o café da tarde fiz o bolo de fubá cremoso do RAINHAS DO LAR, aliás já perdi a conta de quantas vezes fiz esse bolo , a receita original AQUI.

E não satisfeita rssss, navegando por aí semana passada achei a receita desse pão de iogurte com linhaça e imediatamente anotei a receita e fiz no domingo , amei e amanhã no feriado farei outro as crianças amaram...
Fica fofinho, é um pão neutro maravilhoso a receita é do Blog CONVERSA NA COZINHA , da minha xará Adriana, a receita serve tanto para quem tem máquina ou não que é o meu caso, não coloquei farinha até soltar das mãos como pede a receita , eu gosto de deixar a massa um pouco mais mole para o pão ficar mais macio, na hora de modelar eu unto as mãos com óleo ou manteiga , o resultado é esse:


A receita é esta:

PÃO DE IOGURTE E LINHAÇA DOURADA.

Ingredientes:

½ xícara de água morna
½ xícara de iogurte desnatado
1 colher de sopa de manteiga sem sal
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de açúcar
2 ½ xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de leite em pó (eu uso desnatado)
2 colheres de sopa de linhaça dourada ( você pode substituir por gergelim, linhaça marrom)
1 colher de chá bem cheia de fermento granulado seco

Modo de preparo: (versão máquina de pão)

Coloque todos os ingredientes na ordem acima na sua máquina – função Massa. Depois molde como pão de forma, coloque na forma apropriada untada com óleo e deixe descansar por 30 min. Forno 180° pré aquecido. Assar até dourar.

Modo de preparo: (versão sem máquina)

Pegue 1 xícara da farinha pedida, misture o fermento. Disponha numa bacia, abra uma cova e coloque os demais ingredientes. Vá adicionando a farinha restante até a massa soltar das mãos. Deixe descansar por 1 hora ou até dobrar de tamanho. Molde-o como pão de forma e coloque na forma apropriada untada com óleo e deixe descansar por 30 minutos. Forno 180° pré aquecido. Assar até dourar.


Usei o iogurte (o que eu faço em casa) e o leite em pó integral e a linhaça a que tinha em casa a preta.

Um recadinho para as amigas tricoteiras , estou tirando fotos de coisinhas que estou fazendo , umas meias , toucas e já já posto tá?

Beijos e um bom feriado.

15 comentários:

Drika disse...

Seu pudim está lindo mesmo. heheh

Renata disse...

Dri, que maravilha!Amei essas receitas,já anotei tudo hihihi!Seu pudim, ficou lindo, o pão pela "cara" ficou delicioso,a comidinha de mãe é sem comentários de tão boa e o danado do bolo de fubá cremoso,fala pra mim...Miga tá tudo muito maravilhoso!O pequenino já tá melhorzinho?Espero que sim,orei por ele...estes pequetuchos,dá uma penininha qdo ficam dodói,né!Vê se não some,viu...sinto sua falta.Fique com Deus, uma semana abençoada à sua família!Bjs,Rê.

Carol disse...

Dri, que banquete é esse?? Nós aqui somos todas formigas, sempre que acabamos um almoço ou janta que não tem sobremesa sempre falamos: Agora, vamos pegar o pudim... Marravilha!! Beijos

»¤Þ䵣䤫 disse...

Quanta coisa boa! Que bela refeição! Bjinhos

Maria disse...

Adriana,
Que pudim é esse ? Menina deve ter ficado delicioso. O pão nem se fala...Que mãos você tem para cozinha.
bj

Marico disse...

Que beleza o seu pudim, eu adoro o caramelo.rss
E esse pão ficou com uma aparência ótima e bem fofinho.
bjs

clau disse...

Adriana, ver este seu almoço tanto trivial, me fez lembrar que esta era uma das minhas combinaçoes favoritas: vou fazer qq dia.
Adoro comidinhas simples e boas assim!!
Hum...
Bjs!

Anakoelho disse...

Oi Adriana!
Passei para agradecer sua visitinha...,menina seu blog está lindo.E essa receita de pudi e pão...,já anotei e vou fazer logo.
Uma perdição pra engordar as duas mas só de vez enquando pode rsrsr...
Abraço ótimo feriado pra vc e fam.


Ana.

Novelo da Mitinha disse...

Oi,Adriana!!!
Nossa,to aqui comendo com o olhos.Quanta delicias!!!

Cláudia André disse...

que cara boa este pudim hummmmmmm deu agua na boca faz tanto tempo que eu não como um....sobre a tristeza eu não sei dizer só sei que estou assim me sentindo muito sozinha ultimamente, mais acho q isso passa pelo menos eu espero né?....bjos e obrigada pelo carinho e por vc existir....bjosss

Joelma disse...

Olá amiga!
O que é isso?! Que tentação... hummm deu água na boca kkk
Vou levar as receitas, claro.! (coisa de gordinho kkk)
Beijos e um feriado abençoado pra você e sua família. Espero que teu filho esteja melhor da virose.

Renata disse...

Olá, tenho um presentinho pra vc em meu blog, dá uma passadinha por lá,tá?!Bjs,Rê.

Fla disse...

Mas meu Deus quanta coisa boa!
Tô babando aqui.
Adorei a receita do pudim, e lembrando que tenho um vidro de leite de coco em casa, já estou levando a receita comigo.
Beijos
Fla

PELA VIDA NA ARTE disse...

Oi Adriana, nunca fui muito fã de pudim mas este já foi para meu receituário, se não é muito doce então é comigo mesma, e esse pão tá uma cara óooooooootima, eu adoro pães então já viu né vou ter que fazer.
Bjs
Edna

Adriana disse...

Tudo lindo e delicioso!

Adeus dieta!