segunda-feira, 13 de outubro de 2008

ALMOÇO DE DOMINGO.

BIFE A ROLÊ:

Almoço de domingo com cara de semana rsss, nem lembrava mais a última vez em que fiz bife a rolê em casa, então fiz bem simples bifes de coxão duro , recheados com bacon ,cenoura e azeitonas, enrolados fechados com palitos e com muito tempero , nada refogado, eu coloco todos os bifes na panela de pressão coloco os temperos , tomate,cebola,alho,tomilho,salsa,hortelã,colorau,extrato de tomate,pimentão,pimenta do reino e cominho moída,usei dois caldos de costela (pode ser de carne ou a gosto) , não usei sal nem óleo, cobri com água, tampei a panela e deixei cozinhar , me desculpem mas eu costumo cozinhar sem medidas vou no instinto, receita só qdo eu copio dos outros.
Qdo eu sinto que está cozida,(depois de uns 35 /40 min, tiro a pressão, provo o tempero , se tiver com muita água , deixo a panela semi tampada, fogo baixo e deixo apurar , até ficar com o caldinho grosso, tento tirar todos os palitos e sirvo.


PURÊ DE BATATAS COM MAIONESE:

Esse purê de batata é simples , não vai no fogo e não leva leite nem manteiga , faço muito ele pra servir com pão qdo faço lanches ,cachorro quente , pode servir morninho ou frio.
Cozinho as batatas com casca,passo no espremedor , coloco sal , e maionese (sempre uso a light) pra mais ou menos 1/2 kg de batatas eu usei umas 4 colheres de sopa cheia de maionese e salsa picada a gosto , é só misturar tudo , fica leve e saboroso e foge daquele purê de panela.

Saladinha , não pode faltar e nosso arroz de todo dia.

Agora o destaque ficou para o meu bolo de aniversário , faz tempo que estou pra fazer essa receita , nossa nem conto qtos pedaços comi , chega a ser indecente rssss.

A cobertura vai maracujá com as sementes , eu coloquei exagerei no chocolate aí virou isso , não dá pra ver as sementes , fui tentar arrumar rssss, piorou....

Mas vou falar viu o bolo é qualquer coisa , da massa ao recheio é fabuloso.

A receita é do livro Receitas com Chocolate, editora On Line, a culinarista é Angela Fischer.

BOLO MOUSSE DE MARACUJÁ COM COBERTURA DE CHOCOLATE:

Pão de :

5 gemas
1 e 1/2 xíc de açúcar
1 xícara de suco de maracujá concentrado (eu usei natural)
2 xícaras de farinha de trigo
1 colh(sopa) de óleo
1 colh(sopa) de fermento em pó
5 claras em neve

Calda para regar o bolo:

1/2 xícara de creme de leite
4 colh (sopa) de leite

Mousse de Maracujá:

1 lata de leite condensado
200 ml de creme de leite
1 e 1/2 xíc de suco de maracujá concentrado(eu usei da fruta)
2 colh(sopa) de gelatina em pó sem sabor incolor hidratada e dissolvida
200g de chocolate branco derretido
1 xíc de chantilly

Calda de Maracujá:

Polpa de 2 maracujás
1/2 xíc de açúcar
1/2 xíc de água
1 colh(sopa) de amido de milho

Calda de Chocolate:

6 colh (sopa) de chocolate em pó
3 colh (sopa) de açúcar
6 colh (sopa) de leite


Para o pão de bata as gemas com o açúcar por uns 8 minutos,adicione o suco de maracujá, a farinha de trigo e o óleo.Desligue a batedeira, junte delicadamente o fermento e as claras em neve.Coloque a massa em uma assadeira untada e enfarinhada, leve para assar em forno pré aquecido, a 180º, por 40 min.

Calda:
misture

Mousse de Maracujá:

Bata todos os ingredientes no liquidificador exceto o chantilly, coloque em uma vasilha misture o chantilly delicadamente e leve para a geladeira.

Calda de Maracujá:

leve todos os ingredientes ao fogo mexendo até engrossar

Calda de Chocolate:

leve todos os ingredientes ao fogo mexendo até engrossar.

Corte o bolo ao meio, regue com a calda, recheie com uma parte da mousse, cubra o bolo com o resto da mousse, e cubra com as caldas de maracujá e chocolate, sirva gelado.

11 comentários:

clau disse...

Poxa Adriana...
Juro que se existisse, de verdade, o teletransporte igual aquele tipo da Interprise, la do "Jornada nas Estrelas", eu ia todo domingo almoçar ai com vc!!
Assim, ao menos, vc nao sentiria tanto remorso do seu bolo acabar tanto rapido...
Bjs!

bel disse...

pela primeira vez eu vejo um purê
que não vai ao fogo,e gostei da sua receita de musse . parabéns pelas receitas .!

Beijos .!!

Blog Dri Viaro disse...

Que delicia, me convida pra almoçar qualquer dia.rssss
bjs otima semana

Isabel Salvador disse...

que almoção espectacular,jinhos amiga

Nani disse...

Hummm que delicia almoço mais que perfeito!
Beijos e ótima semana!

Cláudia Beatriz Alberto disse...

nossa vc como sempre matando a gente de vontade, esse bolo ta com uma cara otima deve ter ficado bom...hummm....quero um pedaço, queria tb q existisse o teletransporte para eu ir almoçar ai com vc, ta tdo bom...bjos

Rose Oliveira disse...

Amiga, estou aqui já com a fome batendo na porta, rss e acho de vir te visitar...quase tô morrendo de vontade...e esse bolo menina? não te culpo, eu tb comeria só uns três pedaços, rss.
Ah, brigadinho pelo selo, tô levando...
Beijokas, sua malvada...

Nela disse...

Olá Adriana,carne bem rápidinha hei,tudo na panela é realmente uma ajuda coze rápido, e o aspecto ficou muito bom, o puré, é boa ideia eu faço muito mas ponho o leite a manteiga a noz moscada,assim é bem rápido, viver para aprender não é mesmo...o bolo de aniversário ficou lindo, guloso, me podia ter convidado adoro chocolate, como sem parar, e devia estar uma maravilha, fofo e guloso.Beijitos querida fica bem.

Iliane disse...

amiga..você se superou..êsse bolo tá divino.!!amei essa receita que já imprimi!!......amei tambem seu almoço..tudo de bom...bjus..li

Josy Antunes disse...

Oi Adriana,fiquei uns dias fora do ar,rsrs, já estava morrendo de saudades,agora voltei com a corda toda.Um feliz fim de Semana com sua linda familia.bjs

Unknown disse...

Vida simples, comidinha simples...do jeito que eu gosto.
Dei uma olhada em todas as tuas postagens e gostei do que vi,por isso te seguirei.
Um abraço, lindo final de semana e bom almoço de domingo.