quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

ALMOÇO DE DOMINGO!!!

Bom ainda sem sentir gosto de nada fiz o almoço de domingo , pois passamos o sábado fora e as crianças brincaram tanto que ficamos o domingo em casa , fiz umas panquecas , arroz e salada.

Não estava com vontade de fazer bolo , tinha umas mandioquinhas e uma receita muito antiga de pão de mandioquinha que eu particularmente adoro, não pensei duas vezes fui pra cozinha e rapidinho fiz os pães , nossa quase não sobraram pro outro dia rssss.

A massa fica super fofa, e mesmo no outro dia ela continua fofinha ... da próxima vez farei bolinhas bem pequenas , mesmo usando o fermento biológico seco os pães crescem muito.


Pão de Mandioquinha - a receita é do programa MULHERES/TV GAZETA

INGREDIENTES
- 30g de fermento
- ¼ xícara (chá) de leite
- ½ xícara (chá) de óleo
- 2 ovos
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 250g de mandioquinha cozida e espremida
- 1 colher (sopa) de margarina ou manteiga
- ½ colher (sobremesa) de sal
- cerca de ½ quilo de farinha de trigo
MODO DE FAZER

Bater no liquidificador o fermento, o leite, o óleo, os ovos e o açúcar. À parte, misture a mandioquinha, a manteiga e o sal. Quando a massa estiver morna, acrescentar a mistura do liquidificador, a farinha e amassar bem. Deixar descansar por 20 minutos. Fazer os pãezinhos e colocar em uma assadeira levemente untada. Deixar crescer até dobrar o volume. Pincelar uma gema e levar ao forno pré-aquecido 180°C por cerca de 25 minutos.

Rendimento: 80 pãezinhos

eu usei o fermento seco 1 pacotinho de 10g , misturado na farinha , não levei para o liquidificador e a mandioquinha eu amassei com um garfo, depois que descansou uns 20 minutos eu sovei mais um pouco , polvilhando farinha se precisar , vá untando a mão com óleo ou farinha para não grudar muito a massa e usar farinha em excesso.

Gente é sem palavras....

Foi assim que acabou meu domingo , café pretinho e pão quentinho HUM.....

12 comentários:

Rose Oliveira disse...

Oi amiga, que bom que vc já melhorou e muito obrigada pelos elogios, rss. Menina, que pãozinho é esse ? Fiquei aqui(com fome)passando mal, rss. Pode ser feito com batata no lugar da mandioquinha? Achei a receita bem prática...e aquelas geléias? Êta sogrinha boa!
Beijokas e boa noite.

Marcia disse...

Não dá para vir no seu blog com fome (como agora)...heheheheh dá vontade de pegar um pãozinho deste e saborear....

Uma boa noite para vc.

Beijps

Elaine disse...

Amigaaaaaa
Vc ta melhor?! Eu tb fiquei malzona de gripe! mas não a ponto de não conseguir gastar dinheiro!!! hahaha
Menina que paezinhos lindos!!! Tô aqui babando!!! :P
Qquer domingo vou aí na sua casa, domingo aqui em casa é um fracasso!!! hauhahauhauu

beijos e fique boa logo!!!

Unknown disse...

Eu tenho dois sentimentos qdo passo por aqui:um é de vontade de pular aí pra dentro da sua casa,que comida mais linda que vc faz!!!
O outro é de vergonha,pois eu não gosto de cozinhar e como fora de casa na maior parte da semana.
Queria ser que nem vc um dia.Será???hehe
Beijos querida.

Unknown disse...

Adriana,

vc é de São Paulo?
Domingo vamos fazer um encontro na liberdade, quer ir?
Sabe que sou apaixonada em fazer pão e os meus proximos post será sobre esse tema.
Os seus ficaram lindos.
Bjs

Iliane disse...

que bom que você melhorou um pouco..foi ao shoping..rsss..fez compras e fez êsse pão de dar agua na boca...ontem tambem fiz panquecas...é facil e rapido..e..todo mundo gosta..beijo grande ..e..se cuida amiga..li

clau disse...

Ver estes seus paezinhos me tentou!!
O problema é que por aqui nao existe nem cheiro de mandioquinha e terei que continuar com os meus de batata, que tb sao muito bons...!
E menos mal que vc esta sarando desta urucubaca que lhe pegou em cheio!
Bom fim de semana ai pra vc.
Bjs!

Nela disse...

Querida amiga ainda bem que está melhor. Adorei a receitinha!
Para além de ainda não ter computador em casa… tenho andado mt atarefada, mas tou sentindo a falta deste vicio bloguista e de todas as minhas amigas. Até breve. Beijos enormes.

Cláudia Beatriz Alberto disse...

oi amiga....meu baby nasceu dia 06/12 mais ta internado com um probleminha no coração que afeta o pulmão..mais creio q dara tdo certo bjos e aparece

Nela disse...

Olá Filha virtual! estou de volta querida, espero eu, mas acho que está tudo bem agora, é difícil mesmo, só á hora de almoço podia dar uma palavrinha, m,as é complicado mesmo, a minha filha á noite precisa do pc, dela pq, traz muito trabalho que tem que ver em casa, então querida constipadinha? a minha filha anda sempre assim é flor de estufa rsrsrs, embora apanhe no trabalho a vacina da gripe, o problema é a garganta mesmo, e eu que me acontece mais no verão que no inverno, tenho estado muito rouca, e com tosse, mas há-de passar, espero que esteja melhorzinha, e podia me ter convidado eu ia ás compras consigo rsrsrs, dia 1 foi cá feriado, e fim de semana perlongado, fui dar uma passeata até o Algarve, mas só fui pq, estava marcado pela filha e pago, pq, apanhamos chuva, e foi aí que fiquei mal da garganta, casa aquecida, tudo á "madame" habituava me a essa vida...assim azar, olhe a mim só comprei metade dos presentes, ainda não tive tempo para mais,nem cabeça, haver se hoje já´
posto alguma coisita, os seus pães claro deliciosos querida. Beijinhos grandes e as melhoras e obrigada por não me esquecer.

clau disse...

E ai Adriana?
Vc esta melhor...?
E eu espero que sim, viu?!
Até.
Bjs!

Cybelle Nestares disse...

Olá ..menina do céu quer me matar de vontade ? kkkk já peguei esta receita...quero fazer....apos as festas...só para engordar mais um pouco...kkkk
bj..