segunda-feira, 14 de setembro de 2009

ALMOÇO DE DOMINGO!!!

Gente que tempo é esse? depois de um sábado e domingo ensolarado, hoje chuva com direito a trovoadas, vai entender ?
Bom estava super decidida a não passar o dia na cozinha, pensei em fazer uma carne então decidi: filé de frango rssss, fiz um macarrão alho e óleo bem rapidinho com brócolis , a única coisa de diferente é que eu cozinho o brócolis no vapor, passo na água gelada , depois tempero como se fosse para salada, sal,azeite, vinagre,óregano (temperos á gosto) qdo o macarrão estiver al dente eu escorro e não faço mais nada, e peloamordeDeus não vão passar o macarrão em baixo d'água nem colocar óleo nada, em uma panela eu coloquei azeite a gosto cortei dois dentes de alho grande ,em lâminas e fritei , juntei o brócolis temperado dei uma refogadinha rápida e joguei o macarrão escorrido , misturei com um garfo levemente e servi.

Só o frango a milanesa (marido acha frango grelhado seco,humpf) ia ficar sem graça e com cara de comida da semana , resolvi fazer um creme de milho , olhei algumas receitas todas quase iguais aí deu um click, lembrei daquele pó instantâneo para molho branco , lembram? pois é dissolvi 2 colheres de sopa em 250ml de leite e 1 colher de sopa de manteiga , levei ao fogo mexendo sempre, qdo estava cremoso juntei 1 lata de milho escorrido (deixei um pouco inteiro) batido no liquidificador com um pouquinho de leite , deixei apurar um pouco e voilá, vou confessar uma coisa não precisava nem do macarrão rssss
Esqueci de tirar fotos colocando o milho ...

Qdo a Clau viu a foto dos limões que eu postei semana passada ela deu a ideia de fazer o bolo de limão do site Panelinha , vcs não acreditam mas o limão siciliano está 50% mais barato que o limão taiti, vai entender , então fiz o bolo , nossa faz jus ao nome , delicioso...

BOLO DELICIA DE LIMÃO: (FONTE: PANELINHA)

Para a massa

Ingredientes

3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
220 g de manteiga em temperatura ambiente
2 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos
1 xícara (chá) de leite
raspas de 2 limões

manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte uma fôrma redonda ou de pudim com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.

2. Passe pela peneira a farinha, o fermento e o sal. Reserve.

3. Na batedeira, bata a manteiga até que fique fofa. Adicione o açúcar e bata apenas para misturar. Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Diminua a velocidade e adicione os ingredientes peneirados aos poucos, alternando com o leite. A cada adição, bata apenas para misturar.

4. Desligue a batedeira, adicione as raspas de limão, misture com uma espátula e transfira para a fôrma. Nivele a massa girando a fôrma rapidamente sobre a mesa.

5. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por aproximadamente 45 minutos. Espete um palito no bolo para verificar o ponto. Se o palitinho sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco. Depois de assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar por mais 5 minutos.

6. Num prato grande, desenforme o bolo e espalhe o glacê com uma colher. Se quiser, decore com fatias bem finas de limão e sirva a seguir.

Para o glacê

Ingredientes

1/3 xícara (chá) de suco de limão peneirado
2/3 xícara (chá) de açúcar

Modo de Preparo

Enquanto o bolo esfria, numa tigelinha misture bem o suco de limão e o açúcar. Reserve.

a única coisa que fiz diferente foi untar a forma com manteiga e polvilhar açúcar , ah a manteiga pede 220g só coloquei 200, é um bolo úmido,azedinho e amanteigado...

d-e-l-i-c-i-o-s-o....
Já distribui pra sogra e vizinha , não é justo engordar sozinha ? kkkkk.
Beijos semana abençoada a todos.

11 comentários:

Nela disse...

Olá Afilha "desnaturada"como vai? e os meninos e marido? espero k bem, anda desaparecida é? adorei o almoço, embora não o provasse claro :( e o bolo nem se fala, pq adoro bolo e pudim feito com limão, adoro o sabor. Sabe Adri, tb é hábito receber comentários como o k postou em baixo, ainda coloquei um, mas agora já não coloco mais, fui até ver se tentava descobrir o significado através do gooli, mas estava tudo ao contrario e não se entendia bem. Mas os meus comentários tem moderação, eu leio primeiro, pq quando são anóniomoa e não me agradam, não publico, como me aconteceu o ano passado de uma pessoa k tem blog, e fez asneira e eu chamei atenção, e ele a partir daí começou me faltando ao respeito, assim já não acontece. Bjs e boa sema querida.

Heleny Ricci disse...

Afff...quer me matar de vontade?
Deve ter ficado delicioso, assim que tiver todos os ingredientes vou fazer rs
beijos ♥

✿MIUÍKA✿ disse...

Amiga,depois dessa refeição,só viajando mesmo,espero que não tenhas gasto muito,olha que estamos em tempo de crise e temos é ficar em casa.
Para ti uma boa semana e um beijinho...MIUÍKA

Iliane disse...

miga..amei seu almoço..como sempre..por mais simples que seja é tudo de bom..amo tudo..brocolis..frango..mas..êsse bolo de limão siciliano..deve ter ficado tudo de bom..lindo!!!!tô voltando devagar...e..quanto as chuvas?é o inverno indo embora..e lembra que o verão é a estação das chuvas mesmo..rssss..bom começo de semana..bjus

clau disse...

Adriana...é uma bruta coisa esta da gente ser masoquista, vir aqui e ver estes seus almoços: mas fazer o que n'é...!?
Pior que tinha de TUDO o que eu gosto!!
Um dia eu termino me auto-convidando para almoçar ai na sua casa, ok? Hihihi.
Jogo duro.
Boa semana.
Bjs!

Vicentina disse...

Muito bem
Incrementando o molho branco, seu prato ficou maravilhoso deve ter ficado muito bom
E esse bolo que maravilha
Quanto as chuvas esta epoca é assim mesmo, de muita chuva
Boa semana
Bjs

Maria Arteira disse...

Adriana,
Menina que chuvarada.... Mas é preciso né. Seu almoço de domingo parece delicioso e o bolo deve ter ficado saboroso. Ui adoro visitá-la ás segundas, só para comer com os olhos seus almoços.
bj

Adriana disse...

HUmmmm!!! isto é um sonho...

Maria Lúcia disse...

Oi
É uma gostosura esse blog.
Você tem que fazer o cardápio
no sabádo pra gente fazer
no domingo.
Tá tudo muito delícioso.
Beijos...
Lúcia.

Pitadasdilu disse...

Adriana, esse almoço me deixou com tanta vontade... esse macarrão com brócolis... tudo de bom, e esse creminho por cima do filé... ai, ai... e depois um bolinho de limão para fechar com chave de ouro.
Tô com o tricô parado mas não desisti.
Menina aqui choveu 9 dias sem parar, hoje tivemos um solzinho meio tímido, que deu para lavar roupa e secar, mas a previsão é que quarta começará novamente a chover...
Uma semana abençoada pra ti e família.
Bjos, Lú.

Marico disse...

Delícia! Tudo de bom. Nunca fiz bolo de limão, ai que vontade!
bjs