quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

BOLO DE BANANA COM FARINHA DE ROSCA!!!

Bom dia , esse bolo eu faço há muito tempo, faço ele como forma de reaproveitar as bananas que com esse calor amadurecem rapidamente e a casca fica manchada e aí ninguém quer comer, fica super fofo e delicioso, ontem levei uns pedaços para o trabalho e foi um sucesso.


A receita original está no fim da página , a farinha de rosca eu faço com pães amanhecidos, sempre que asso bolos coloco eles depois que desligo o forno e aproveito o calor para ir secando os pães , depois passo eles numa peneira e guardo em um pote de vidro bem fechado , uso para empanar. Aqui usei 3 ovos e menos de 1 xícara e meia de açúcar pois só tinha 4 bananas prata pequenas , ficou um bolo pequeno .  


A banana é amassada e colocada no liquidificador com o óleo e os ovos, bate.
 
 Coloco a mistura numa vasilha e acrescento o açúcar peneirado(quem quiser pode bater o açúcar no liquidificador com a banana)..

 Vou colocando a farinha de rosca aos poucos e misturando ...

 O ponto da massa é essa ... um mingau grosso ..(não esquecer agora o fermento em pó)


Eu não costumo untar formas , só coloco um pedaço de papel manteiga no fundo , quem não quiser,gostar ou não tiver , usa o tradicional manteiga e farinha ..
 
Por cima polvilhe canela e açúcar a gosto ..  só levar ao forno 180º eu não fico contando o tempo depois de uns 25 minutos dou uma olhada e depois de meia hora dependendo da cor enfio um palito , saiu limpo está bom , em torno de 35 a 40 minutos.

 Olha aí , a grade do meu forno está torta rsrs , preciso ajustar .. é só passar uma faca em volta pois não untei a forma e esperar esfriar..






4 ovos
4 bananas amassadas nanica ou prata (se a prata for pequena pode usar 5 ou 6 )
2 xícaras de farinha de rosca
2 xícaras de açúcar (uso não muito cheia,uso sempre 1xíc. e  1/2 )
1/2 xícara de óleo
1 colher (sopa) de fermento em pó.

No liquidificador bata os ovos ,a banana amassada, o óleo e o açúcar, em uma vasilha misture a farinha de rosca e o fermento, forma untada e enfarinhada , polvilhe canela e açúcar a gosto , pode misturar antes a canela com o açúcar e polvilhar antes de levar ao forno .


BOA QUARTA A TODOS

3 comentários:

Renata disse...

Amiga, vc voltou com tudo,hein?! Qta delícia!!!!Vou fazer esse bolo de banana, tá uma delícia só de ver as fotos!!!!Então, como disse, estou voltando muito que lentamente ao meu blog, sei lá, parece que depois da morte de meu pai, eu ainda não me situei...ajudo minha irmã, mãe, tios, avó, cuido de minha família:marido,filhas...eu porém...,sei lá.Então vou indo em passos lentos...ninguém notou meu post(risos!!!!) com a vinda do facebook,muitas amigas deixaram o antigo blog de lado,uma pena, pois ainda existe uma mágia, não acha?!Bjão te amoooooo, fique com Deus!!!!

disse...

Que delícia!!! adoro esse tipo de bolo:)

bjinhos

Prata da casa disse...

Olá Adriana: ficou um bolo bem bonito e é uma ótima maneira de aproveitar as bananas que, de outro modo, se iam estragar.Com o gostinho da canela, deve ficar delicioso!
Bjn
Márcia