quinta-feira, 30 de abril de 2009

PÃO DE AVEIA COM LINHAÇA!

Olá amigas , gente estou com meu coração apertadinho , meu filhote mais velho(6 anos e meio) foi ao primeiro passeio da escola para uma Chácara , nunca deixei antes ,mas já não tem como segurar ? o pior é saber que esse é o primeiro vôo e é disso pra pior rsssss.

Bom eu amo fazer esse pão , primeiro por quê é gostoso e as crianças adoram, ontem fiz uma massa rápida para jantar e resolvi fazer o pão para tomar café da manhã, eu tenho um péssimo ,um não , dois péssimos hábitos , um de achar que tenho tudo na dispensa outro é não separar os ingredientes antes de fazer a receita, resultado sempre falta alguma coisa rssss.

Fui fazer o pão e no meio da receita descobri que não tinha linhaça , rastei meu banquinho(tenho 1,56 de altura ) e o banquinho é meu braço direito e esquerdo na cozinha, revirei o armário e não achei nadica de nada pra por no pão , ficou sendo só de aveia , pode ter ficado menos nutritivo porque ficou gostoso igual.

A receita é de uma revista da Nestlé bem antiga, já postei ela AQUI. a receita inteira rende dois pães eu sempre faço um, então vou postar a quantidade que faço para um pão:


Ficou super macio.....
depois de uns 20 minutos de desenformado...

com manteiga...
e aqui no café da manhã com manteiga ou cream cheese.....hummm!!!!

Pão de Aveia com Linhaça (ou semente de papoula ou castanha de caju picada)

1/2 xícara de aveia em flocos
50g de manteiga
1/4 xíc. de mel
1/2 colh(sopa)rasa de sal
1 1/2 tablete de fermento biológico(usei um envelope de fermento seco)
1 ovo
2 1/2 xic. de farinha de trigo (mais para modelar o pão)
1 1/2 colh(sopa) de sementes de linhaça

Ferva uma xícara de água e junte a aveia,a manteiga , o mel e o sal. misture bem , qdo amornar coloque o fermento (se for fresco dissolva em 1/4 xic de água morna,se for seco misture na farinha) , coloque o ovo a farinha e a linhaça, misture bem com uma colher, unte uma vasilha de preferência funda com bastante manteiga e coloque a massa, cubra com filme plástico e deixe dobrar de volume em lugar aquecido(cerca de 30 min).
Depois de crescida a massa amasse com a ponta dos dedos por cerca de 5 min para remover o ar , se untar bem a vasilha a massa não gruda nos dedos a massa fica mole e elástica não é aquela massa que solta das mãos, polvilhe farinha de trigo o suficiente pra enrolar a massa e colocar na forma untada e polvilhada, cubra novamente e deixe dobrar de volume novamente(cerca de 40min).Asse em forno médio-alto (200ºC), preaquecido por cerca de 40 min, ou até dourar.
Ainda quente pincele manteiga e espalhe aveia sobre o pão.

12 comentários:

Edilia disse...

Que pão lindo que você fez, já guardei a receita,porque quero experimentar. Faz tempo que não faço pão.
Edilia

Anônimo disse...

Dri,
ai que delícia, menina deve ter ficado tudo de bom aff ...
Pena que não tenho uma mamãe assim, rs...
Beijos e lindo feriado

Marico disse...

Não posso passar por aqui
porque fico com água na boca!
Que delícia de pão.

bjs

Cláudia Beatriz Alberto disse...

oi Dri obrigada pela visita...viu como o dan ta fofo? rs
eu não to fazendo nada quer dizer começei mais um poncho no tear mais não terminei e terminei um gorro em trico recentemente que peguei a receita no teu blog, mais ficou grande e só...de resto tenho muitos projetos que estão só no sonho pq vontade não tenho muito.....bjos e bom feriado

Adriana Schirmer disse...

E a minha chará?!? Tudo bem?? Venho agradecer a visita e me desculpar por não ter postado antes... mas estava impossível.
Quando eu vi o seu blog... quase enlouqueci com tantas gostosuras... eu sou uma negação em bolos, pães... todos os que faço acabam solando! Vou seguir tuas receitas e dicas, pois me inspirei! rsrs Sempre que puder venho dar um olá pra vc!
Beijos
Adri

✿MIUÍKA✿ disse...

Olá querida,bom dia para ti,aqui é dia das Mães(é o 1º domingo de Maio),aí não sei, mas fica desde já o meu voto, que tenhas esse dia muito feliz.
Um beijinho...MIUÍKA

Ana Paula disse...

Querida Adriana: obrigado por seguir o Maos de Fada!! E esse seu blog? è uma tentação!! As fotos que você tira deixam a gente com água na boca...
bjjuuss

clau disse...

Pao com cereais sao sempre os meus preferidos! E este seu parece que ficou super macio...!
Ler este seu post me divertiu um monte! Pq terminei vendo que ainda bem que nao sou sò eu que sou estabanada na cozinha. Pq ambas seguimos o mm esquema: aquele do impulso e do improviso. Hihihi!
Tudo de bom para vcs, Adriana.
Uma boa semana.
Um feliz dia das maes!
E bjs!

Rose Oliveira disse...

Oi Adri, fiquei com uma vontade de dá uma mordidinha no seu pão, rss...e olhe a gulodice, acabei de tomar café, rss. Já copiei a receita para fazer na minha nova morada. E falando nisso, menina eu estou aqui com a casa cheia de caixas pelos quartos, sala e corredor, esperando para quinta, quando finalmente devo fazer a mudança. Pior que aqui tem chuvido muito, espero que no dia o sol apareça, rss. Imagine, estou cansadíssima, quinze anos que não fazia uma mudança...vou indo, uma semaninha abençoada prá vc, minha amiga e felicidades para o filhotinho que está aprendendo a levantar vôo sem a mamãe do lado...beijos :)

Maria Arteira disse...

Adri,
È tão bom vir aqui e ver as delícias que vc faz. Eu , menina prá culinarista não dou mesmo, aja visto o bolo que fiz kkkkk
Não gosto muito de cozinhar, talvez seja por isto. E cada a frase ALMOÇO DE DOMINGO... Estou curiosa para saber o que foi.
bjs e ótimo início de semana.

Cassia 's blog disse...

HUMMMMMMM, parece que tá uma delicia, copiei a receita,
obrigaduuuu pelo voto , no premio top blog, valeu.


bjos cassia

Fazendoarte disse...

Bom dia!
Meu nome é Berenice e dia desses procurando sites de trico, que adoro, encontrei teu blog, que me chamou muito a atenção por ser tão despojado. Adorei teu jeito de simplificar tudo. Lendo parece tudo tão simples de fazer. Mas tem uma explicação: "tudo que se faz com amor e carinho é fácil e descomplicado...e fica gostoso". Esse final de semana resolvi testrar a receita do pão de aveia e linhaça. Passei aqui pra te dizer que ficou uma delícia. Todos lá em casa adoraram e já passei a receita pra cunhada e colega de serviço...claro que passei os méritos pra quem de direito...não te preocupes. Beijo e continue assim tão simpática e dedicada.