segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

NHOQUE


Aí está , mas uma receitinha provada e aprovada rsrsrsrs. A receita original é do programa do Daniel Bork, Receita Minuto , a culinarista é a Marina Santana, e ela fez Nhoque de abóbora com molho de carne seca , eu fiz de batata com molho de carne moída, tudo a ver né?

Gente eu coloquei a foto da batata pra todos verem a que eu usei , não é todo mundo que conhece e nem em todo lugar que se acha (eu acho né?) é a batata Asterix ela é super sequinha e é a melhor que tem para massas tipo Nhoque, vale a pena experimentar. Essas eu ganhei do Tio Toninho , um presentão.

A minha massa eu fiz assim:

Usei 4 batatas grandes (1kg aproximadamente)
1 ovo
50 g de queijo parmesão ralado ( a original é 100g)
Farinha de trigo só pra dar liga (usei quase 1 1/2 xícara)
sal a gosto.

Lavei bem as batatas e cozinhei com casca até que enfiando um garfo senti que estavam cozidas ,tentem descascar elas ainda quente e passar por um espremedor como se fosse fazer purê, acrescentei o ovo, o queijo e cuidado com o sal. Misture bem, coloque a massa em uma superficie enfarinhada e vá amassando com a mão e acrescentando farinha , a minha batata era ótima eu não usei mais que 1 1/2 xicara de farinha de trigo , qdo não tiver grudando vá enrolando e cortando do jeito que quiser , eu enfarinhei uma assadeira grande e fui colocando com cuidado para não grudar.
Ferva uma panela com bastante água, um fio de óleo e vá colocando porções do nhoque qdo subir está cozido, é super rápido, eu vou colocando em uma peneira para escorrer bem , coloque em uma travessa cubra com molho de sua preferência , eu levo para o forno com queijo ralado para dar uma gratinada . Tem gente que serve direto no prato e coloca o molho por cima, aí fica a gosto do freguês.


Aí tá o resultado, só com uma saladinha (pra tirar o peso da consciência hehehe) e pronto uma delicia , desmancha na boca.

3 comentários:

Cláudia Beatriz Alberto disse...

áíí...eu quero!!!!
deve tá bom mesmo...menina para de colocar coisas gostosas eu tô de regime......
teu blog é lendo e aprendendo sempre....batata asterix?....eu nunca tinha ouvido falar, sera que é facil de encontar?
vc gosta mesmo de cozinhar né? queria ser assim...bom, deve estar muito bom como todos os outros pratos que vc postou aqui....passei mesmo pra dizer um oi e deixar um grande bjo....bjos!!!

Cláudia Beatriz Alberto disse...

oi Adri...tudo bem? vc viu menina, já to ficando abusada estou até te chamando de Adri....abusada né??
vim aqui hj para dizer que teu lindo blog recebeu um prêmio, passa lá no meu blog para receber....bjos

Cris disse...

Ai, que perdição, menina!!Eu sou DOIDA por nhoque e também por sonhos!!!!
Vou voltar sempre!!

Bjs,

Cris