domingo, 17 de agosto de 2008

DOCE DE ABÓBORA COM COCO.

Ontem no mercado vi um pedaço de abóbora tão lindo , que logo pensei em doce , apesar de não gostar muito , meu marido adora, e já faz alguns anos que eu não faço.
A receita é antiga , se eu não me engano é da Palmirinha, eu faço meio que de olho.

O pedaço que eu comprei tinha quase 1,400 kg, descasquei, lavei e piquei, coloquei em uma panela grande , coloquei 1/2 kg de açúcar, 1 pauzinho de canela e uns 4 cravos da índia.
Deixei cozinhando em fogo baixo , mexendo sempre ,qdo for amolecendo eu vou apertando com a colher para ir desmanchando, qdo está bem sequinho eu coloco coco ralado , pode ser 100g, 150g, vai do gosto, ou não por tbm.
Qdo tiver querendo grudar no fundo da panela , tire , coloque em vidros esterilizados ou vasilhas bem limpinhas e secas , espere esfriar e tampe , eu conservo na geladeira.

2 comentários:

Nela disse...

olá Adri, olhe sabe já á um tempo até com minha filha, fizemos tb, geleia de abobora, só que juntamos nozes bem partidinhas, e näo é que ficou uma delicía,e fizemos tb, com amendoa, que bom ficou, fiz vários frasquinhos, que me têm dado jeito näo só para as bolaclhinhas, como para os bolos, para fazer as coberturas, tenho aproveitado em vez de comprar,tenho aqui no blog um cheeskeike de queijo creme que fiz a cobertura com o doce de amendoa,e tb. faco de tomate que é muito bom,mas de abóbora com as nozes, que foi ideia de minha filha, porque me troxeram grande quantidade de Viseu, ficou mesmo delicíoso,há-de experimentar quando voltar a fazer, ou de pêssego com âmendoa, tb, é óptimo. O seu basta ser abóbora para ter ficado bom, sabe no meu blog, tenho lá linkado a Anita que postou um doce de tangerina, engracado que däo o nome de mexeriqueira, eu tive que perguntar que fruto era, e era tangerina, é muito bom tb, olhe ela é do Brasil tb, e muito querida, me expelicou tudo, eu este doce nunca fiz, fiz sim o licor de tangerina que é uma maravilha, e costumava fazer todos os anos, porque tinha árvore que dava muito, e meu pai na quinta tb, tinha,agora estou noutra casa que näo posso ter árvores, e meu pai faleceu e por meu desgosto meus irmäo näo me venderam a parte deles, e aí, näo é só meu...desculpe mais uma vez as vezes perco a nocäo que estou no pc, näo sei se já pedi desculpa, mas este pc. näo tem alguns assentos, e cedilhas, daí os erros que näo säo erros,ADRIANA seu doce parabéns, sabe que muita gente compra feito por näo está para ter trabalhoß e fica täo bom feito por nós.Beijinho querida e fique bem.Olha Adri se quiser ver, no principio aquse de meu blog tenho lá o doce de abóbora que postei se quiser ver!!!!

clau disse...

Oi Adriana.
Seus canelones fizeram meu almoço de hoje ficar maus...
E a sua torta parecia uma "vedete": muito vistosa.
Se a minha filha visse, atacava!
E eu, por minha vez, ia roubar um pratinho deste seu doce de abobora, que eu adoro...!
Boa semana.
Bjs!