domingo, 2 de março de 2008

BOLO DE MARACUJÁ

Hoje foi o aniversário do meu marido , então resolvi fazer um pequeno mimo rssss, bolo de maracujá e strogonoff, seu prato preferido , esse bolo na verdade a receita é de limão , mas não sei porquê eu encasquetei com maracujá , pra começo de conversa eu ODEIO tudo que tem cheiro de ovo , não como bolo com cheiro de ovo nem que me paguem , antigamente eu passava as gemas pela peneira era um tormento , aí eu vi num desses programas femeninos uma dica legal , dá um beliscão na gema com os dedos e puxa a pelinha , pronto , sem cheiro de ovo nos bolos, quem quiser pode usar um garfo tbm dá certo. E aí vai eu pra cozinha fazer o bendito bolo , qdo vou bater as claras minha batedeira "pifa" , argh!!! , ligo pra sogra , "me empresta a batedeira?" tá , a Ply tá levando (minha sobrinha/afilhada) isso as claras tão virando água, ligo a batedeira e? .... não funciona rsssss , gente do céu levei umas horas pra terminar o bolo , resultado a minha voltou a funcionar , joguei 4 claras fora , atrasei meu almoço , e aí só tomando uma hehehehehe.
Mas o importante é que o bolo saiu , e ficou bom , olha os dedinhos aí.....e eu berrando espera seu pai pra cantar parabéns ,- e eles : cadê a vela mamãe?- a mãe não comprou ,- não tem problema ,-pai quantos anos vc faz?- e o pai : 44 , -mãe não tem problema pega duas velas minha de 4 anos rsssss, viu é fácil , tudo vira festa.
Receita:

BOLO DE MARACUJÁ/LIMÃO

3 colh.(sopa) de manteiga
2 xíc. de açúcar
4 gemas
1 xíc. de maizena
1 1/2 xíc. de farinha de trigo
1/2 xíc. de suco de limão ou maracujá(usei concentrado)
se usar limão acrescente 1 colh.(sobr.) de raspas de limão
1 colh(sopa) de fermento em pó
4 claras em neve

Bata a manteiga o açúcar e as gemas até virar um creme, acrescente a farinha e a maizena
peneiradas, vá acrescentando o suco (e as raspas , se usar limão), misture as claras em neve levemente e por último o fermento.
Leve para assar , forma untada e enfarinhada, forno médio de 25 a 30 mint.
Depois que esfriou eu montei o bolo em uma forma de fundo falso coberta com filme plástico, coloquei metade da massa molhei com guaraná, coloquei a mousse , a outra metade do bolo , molhei com guaraná , cobri com o filme plástico e levei pra gelar. Um pouco antes de servir eu cubri com chantilly batido , e decorei com uma géleia de maracujá.

Recheio:

1 lata de leite condensado
1/2 xíc. de suco maracujá ou limão
se usar limão coloque raspas de limão
por minha conta e risco eu coloquei umas três colheres de chantilly batido e 1 colh(sopa)de gelatina em pó sem sabor dissolvida em 3 colh.de água e levada ao microondas por 15 s.
Misturei bem com um fuê, e rechei o bolo.

Géleia :

eu usei 1 maracujá com sementes
1/2 xíc. de açúcar
1 xíc. de água
1 colh. de maizena
leve tudo ao fogo até engrossar, deixe esfriar e decore o bolo. Pode tbm usar géleia de brilho comprada pronta ou usar só o maracujá puro.

3 comentários:

Iliane disse...

hummmmm..amei seu bolo de maracujá..deve ter ficado tudo de bom..amo maracujá..tenho fascionio por essa fruta!!..e..parabens pelo bolo(você!)..e..parabens ao maridão..rssss

Cláudia Beatriz Alberto disse...

esse bolo deve ter ficado muito bom, a aparência dele esta ótima!!!
imagina então o gosto humm....vc não quer vir fazer um bolo pra mim não???? rssss
parabéns pra vc e pro maridão por ter uma esposa que se preocupa em agradar e que o ama muito,,,bjos

Val disse...

Adoro cozinhar e fazer tricô. Fiquei com água boca de ver esse bolo de maracujà. Vou tentar fazer um seguindo sua receita,tomara que acerte.Parabéns!
meu blog > meublogval.blogspot.com
email> valnirafa@uol.com.br