domingo, 9 de março de 2008

COXÃO DURO NA PANELA

Bom essa carne tem sabor de infância, lembro qdo meu pai chegava da feira no sabádo e trazia uma peça de coxão duro e minha mãe a preparava como ninguém, depois de algum tempo eu comecei a temperar, ela ia falando e eu fazendo, a minha não fica igual a dela , mas chega bem perto rssss, mãe que saudades que tenho da senhora , um beijo.
Bom como boa baiana não economizo em temperos , gosto de tudo muito colorido e com muito sabor , eu comprei um pedaço inteiro de coxão duro mais ou menos 1,2 kg, inteiro, limpei, faço furos com uma faca e temperei com cebola,pimentão, alho,colorau,pimenta cominho, caldo de carne ou costela (eu prefiro de costela) , salsa,manjericão,hortelã,tomilho,louro, cebolinha,vinagre, tomate enfim o que quiser ou o que tiver , vcs perceberam que eu usei tudo o que tinha né? rssss.
Deixo marinando um pouco , virando a carne e colocando tempero nos buracos feito pela faca, deixe uma hora ou o tempo que quiser. Coloque um pouco de azeite ou óleo numa panela de pressão e sele a carne eu frito bem de todos os lados , junte o tempero que ficou e acrescente água fervendo , eu não costumo colocar água fria na carne para cozinhar, coloque o suficiente para quase cobrir a carne, tampe e deixe cozinhar uns 40 minutos, desligue ,tire a pressão , prove o sal e veja se estar no ponto eu sempre vejo a quantidade de água , se tiver bastante eu volto a panela e deixo mais uns 20 minutos , tiro novamente a pressão , retiro a carne e deixo esfriar , fatio ela bem fininha e volto com ela para a panela onde está o molho , na hora de servir é só deixar ela esquentar no molho e pronto, eu deixo secar e ficar com aquele caldinho grosso.

E í está meu almoço de domingo , uma maionese , arroz com açafrão e carne .

Mais um domingo que acaba , uma ótima semana para todos , Abraços.

4 comentários:

Mirian disse...

Me deu fome!MArvada!!rsrsrs
Nunca fiz coxão duro!!Qualquer dia vou experimentar!
Bjos!

Cláudia André disse...

sei não viu, mais acho que vou ir te visitar nos domingos, quanta coisa gostosa....essa carne com esse tempero, deu agua na boca...eu tb lembro a minha infância com ess carne, minha mãe preparava e ficava uma delicia....bjos

Miriam disse...

Oi linda, adorei o seu blog,
que prendada que vc é, faz de tudo um pouco, trabalhos lindos e a comida, fala sério, é de dar água na boca.
Parabéns, vc me fêz muito bem, estava deprimida, passando por uma doença, e passei horas vendo os seus trabalhos, passou minha tristeza, estou feliz e pra cima.
Me escreva, email miolivermae@gmail.com
Milhões de beijos, que JESUS te abençôe poderosamente, com medidas recalcadas, sacudidas e transbordantes.

iliane disse...

adoro carne de panela....tá linda a sua...