quinta-feira, 8 de maio de 2008

BOLO DE FUBÁ CREMOSO.

Nossa fazia tantos anos que não fazia esse bolo , eu tenho uma receita quase igual a esta , quando vi a foto do bolo no site da Rainhas do Lar, não tive dúvidas , é esse que vou fazer.Minhas fotos não ficaram boas , tirei com celular e a noite , e o meu forno convencional não anda lá essa coisas, mas o bolo ficou delicioso, fiz um pro maridão e os filhos que se acabaram e outro (esse da foto) levei pro trabalho , nossa não deu pra quem quis rsssss.
Receita: fonte ( www.rainhasdolar.com)

No liquidificador vão primeiro os secos - 1 xícara e meia de fubá, 2 xícaras de açúcar e 2 colheres de sopa de farinha de trigo (cheias). Na sequência, 2 colheres de margarina, 4 xícaras de leite, 3 ovos e 1 pitada de sal. Depois de bater bem é só acrescentar 1 pacote de queijo ralado (100gr), raspas de limão e 1 colher sopa de fermento em pó, misturar bem, colocar em forma untada e enfarinhada e levar para assar em forno pré-aquecido.

O que precisa ser dito sobre esse bolo...

. o recheio cremoso vai ficar bem no meio do bolo e ele deve ficar mais molinho, lembrando mesmo um creme;
. não se assuste com a consistência do bolo quando você bater no liquidificador - ele fica bem líquido mesmo, feito um pudim, e você pode até pensar que aquilo não vai virar bolo nunca, mas vai, believe me;
. esse não é um bolo que cresce horrores... ele fica macio, mas não é daqueles tipos de bolo fofíssimos, que levam clara em neve, óleo e talecousa;
. o pulo do gato dessa receita, segundo a minha tia, é o tamanho da fôrma - o ideal é usar uma forma média (eu usei uma retangular nr. 2) e alta, porque se a fôrma for muito grande e baixa o creme de queijo não se separa legal;
. eu gosto desse bolo assim, cortado em quadradinhos, mas se você quiser usar uma fôrma redonda, tudo bem... só não esqueça que ela não deve ser muito grande;
. o bolo estará pronto quando estiver dourado, mas pode ser que no teste do palito ainda não saia completamente limpo - isso acontece por causa do creminho do meio.

* Essa é a receita como está no site , agora minhas obs:.

Eu usei 4 ovos , pois os que tinha eram pequenos.
Não usei as raspas de limão.
É muito importante usar a assadeira n.2 , se for muito grande o bolo fica muito fininho.
Não adianta enfiar o palito , pois o queijo derrete e gruda no palito , o melhor é deixar em mais ou menos 200º g . e não deixar passar de 35 a 40 min , quando ele dourar em cima já está bom senão a massa que fica em baixo seca muito e fica dura.

Façam e aproveitem.

6 comentários:

Iliane disse...

bolo de fubá..é tudo de bom..com um café bem quentinho..não tem que resista...ficou bonito o seu..apezar da foto de celular!!!

Cláudia Beatriz Alberto disse...

eu tenho medo de fazer este bolo e dar errado, mais vou tentar, mais como vou saber se ele esta assado se o creme do meio vai ficar molinho?
a pericia deu tudo certo, me deram mais 3 meses até agosto desta vez....eu estou um pouco melhor, porem estou tontinha (mais do que sou) hehe
pois minha médica aumentou o remedio...mais estou bem.
o poncho esta me dando um baile, vc sabe fazer cachecol listrados sem ficar emendas?? me pediram um e eu não sei, tem q ser assim: 1 carreira rosa, a 2º carreira branca e assim vai...mai como vou fazer esse treco?? ai ai...rss
bjos

Cláudia Beatriz Alberto disse...

hj ia ´para a psicanalise, mais quase dei com a cara no poste...to mais tonta do que bebado...hehe
ta dificil até para escrever...bjosss

Nani disse...

Adoro bolo de fubá, cremoso então é melhor ainda!
Beijos

Vilma Melo disse...

Mãe,
Que ao dar a benção da vida,
entregou a sua...
Que ao lutar por seus filhos,
esqueceu-se de si mesma...
Que ao desejar o sucesso deles, abandonou seus anseios...
Que ao vibrar com suas vitórias, esqueceu seu próprio mérito...
Que ao receber injustiças,
respondeu com seu amor...
E que, ao relembrar o passado,
só tem um pedido:
DEUS, PROTEJA MEUS
FILHOS, POR TODA
A VIDA!
Para você Adriana, um mais
que merecido:
Feliz Dia das Mães!
Você merece!!!
Bjokas no ♥
:)Vilma

Sara disse...

Espero que em algum momento você pode cozinhar com as minhas filhas para passar algum tempo de qualidade juntos, então eu acho que é interessante fazer esse tipo de coisa ou ir a restaurantes em Moema