terça-feira, 13 de maio de 2008

PÃO DE LÓ DE ÁGUA

A história desse bolo é a seguinte : eu sou péssima em fazer pão de ló , fica lindo e coisa tal , qdo assa , murcha, fica cheirando a ovo , e sem graça , tudo que eu detesto em um bolo , navegando por aí encontrei essa receita , não tinha foto nem nada , sabe qdo vc encasqueta com uma coisa? eu falei ... vou fazer , mas com a certeza que não ia dá certo , rssss.

Lá fui eu bater a receita , quase nada de ingredientes e comecei a bater já pensando no que fazer com a massa (que ia dá errada) e que já estava com meu recheio pronto. Gente e o susto qdo coloca a farinha? a massa fica pesada quase a batedeira não dá conta ,aí entrei em desespero...rssss. Bati as claras em neve coloquei o açúcar , misturei , a massa ficou cremosa , mas tinha certeza que não ia dar certo. Levei para assar e fiquei quase que todo o tempo olhando dentro do forno(com a porta fechada ,claro) e não é que começou a crescer?
Gente , surpraise... a massa é a melhor de pão de ló que eu já fiz , não abaixa depois de assada , não fica cheirando a ovo , fica super fofa , e qdo molha não desmancha nem fica "empapada", é ótima para recheios com creme , foi o bolo devorado mais rápido que eu já fiz , hehehehe.
Depois de assar esperei esfriar , desenformei , cortei ao meio , molhei com guaraná e recheei com um creme de confeiteiro (aquele que usa em sonhos) com pessêgo em caldas picado. cobri com chantilly. A massa derrete, é uma belezura , meus bolos de aniversários com certeza não serão mais os mesmos.
A receita é do site: http://www.novasociedade.com.br/cozinha/receitas/bolos.html ,Cozinha dos Cannabravas , as receitas são fáceis demais , vou postar a receita original:

Pão de ló de água

É um tipo de massa de bolo sem gordura, muito utilizada para bolos recheados com creme de leite e frutas e também para rocambole.
Ingredientes

4 ovos

4 colheres de água morna

1 xícara de açúcar

5 gotas de essência de baunilha

1 xícara de farinha de trigo

1 xícara de maizena

1 colher das de chá de fermento em pó

Para variar: Substitua a água morna por suco de laranja ou leite morno.

Modo de preparar

1. Bater as gemas com a água morna até formar bolhas

2. Acrescentar metade do açucar e a essência de baunilha e bater até esbranquiçar.

3. Peneirar a farinha com a maizena e o fermento e ir acrescentando à mistura de gemas, batendo sempre

4. Separadamente bater as claras em neve, acrescentar o restante do açúcar.

5. Misturar delicadamente com colher de pau as claras batidas ao restante da massa.

6. Colocar em forma untada e polvilhada e assar por aproximadamente 25 minutos em forno médio.


Como já disse , a massa fica muito pesada , depois que acrescenta as claras em neve ela fica cremosa , usei a assadeira nº 2 , como se vê é uma receita pequena.
Fiquei com medo e coloquei uma colher (sopa ) fermento rasa, rssss.

Ah , desculpem a decoração , sou péssima para decorar bolos.

15 comentários:

clau disse...

Oi, de novo, Adriana!
Eu tb tenho todos os mm problemas que vc com o pao de lò...
Mas vou tentar fazer este que vc mostrou. E vc achou que tinha mm que aumentar o fermento?
Ah! Eu ja queria ter colocado o seu blog como um dos meus preferidos, ali no meu, sò que ainda nao descobri como se faz, nao.De qq maneira, gosto de passar por aqui.Bjs!

Cláudia Beatriz Alberto disse...

ai que bolo lindo!!!
ta com uma cara boa QUE ATÉ DEU FOME!!!!
tá frio mesmo né?! não quero nem colocar o nariz pra fora....bjos

Mirian disse...

OI Dri...hum..adoro pão de ló..mas nem sempre acerto na massa tbm..
Eu vi na tv aqui falando do pão de ló e não ia fermento tbm..estranho ne?Mas eu coloco pra garantir..rsrsrs
As minhas fotos ficaram boas..nem sei ..o dia tava bom..kkkkkkk..
já falei pro marido aqui que foto boa de corpo só com photoshop...rsrsrsrsrsrs..
Bjos!!!!

Anônimo disse...

Amamha vou fazer.Esse seu bolo me deu agua na boca.Hummmm!!! Bjus Novelo da Mitinha

Nile e Richard disse...

Oi amiga.Adoro fazer essa massa de pão de ló.Fica fofinha e deliciosa.bjtos.nile.

Iliane disse...

ficou lindo amiga..e..com êsse recheio deve ter ficado tudo de bom..amei tudo..e..que bom que deu certo o pão de ló..bjus

Cláudia Beatriz Alberto disse...

oi Dri...e ai, como anda o frio??
tá demais né?!
eu ando meio desanimada para fazer os trabalhos manuais, mais acho que deve ser tb pq eu faço todo o dia, e não paro um dia só, pois não consigo sentar na sala sem fazer alguma coisa, por isso eu devia fazer um monte né?! mais eu acho que enjoa tanto que eu faço muito pouco e desamino..
qto aos remedios eu parei um pq tive uma crise alergica, mais não tomei o fernegam como ela disse não senão não parava acordada, e estou como sempre com dificuldade pára dormir, mais to indo...e vc, não ta fazendo nada?
uma ótima quinta pra ti tb...bjos

Cláudia Beatriz Alberto disse...

oi Dri tudo bem?
vc sabe fazer casa de botão no trico??
se sim me de um help e me explique please??
kiss...rss

Cláudia Beatriz Alberto disse...

não precisa se desculpar não menina.....
vou dar uma fuçada nessas revistas, eu quero fazer um laço de trico tipo cachecol sabe? mais tem aquela casa de botão por onde passa a outra ponto , eu vi a um tempo no blog da Márcia o mitricot, eu pedi pra ela se possivel me dar um help, mais ela ainda não respondeu...
bjoss...
fique com Deus.
e como vai a July??

Cecilia disse...

Olá ! Procurava por uma receita de pão-de-ló fácil de fazer e acabei na sua receita. Na primeira tentativa, fiz tudo como recomendado e me assustei com o bololô depois que acrescentei a farinha com a Maizena. Segui confiante, mas o resultado não foi aquele que esperava. Não desanimei e fiz outra receita, só que desta vez misturei as claras batidas com metade do açúcar às gemas espumantes batidas com água quente. Somente depois de obter essa mistura fofa que fui misturando delicadamente a farinha e a Maizena pereiradas e por último o fermento. Agora sim, o bolo ficou sensacional com recheio e cobertura de morangos com chantilly.

Taisa disse...

Olá
eu fiz esse bolo no niver do meu pai. Ficou otimo, todo mundo adorou.

Taisa disse...

Olá
eu fiz esse bolo no niver do meu pai. Ficou otimoo, adorei

Madinha disse...

nossaaaa eu tinha uma receita a anos atras era kuase igual a essa e perdi,hj procurei tanto e acabei encontrando a sua....muitooo obrigada...acabei de fazer e fikou maraaa d+ brigaduuu
bjooo

Unknown disse...

Gente, conheci o blog hj à tarde e já testei a receita, na verdade aceitei o desafio! Porém, praticamente virou uma farofa quando acrescentei a farinha, mesmo sendo aos poucos acabou virando milhões de bolinhas...fiquei apavorada, mesmo assim não desisti e fui virando as claras em neve aos poucos, mas para poder reajuntar as bolinhas da massa tive que misturar muito, acredito que isto não faça muito bem à clara.
o bolo está esfriando agora, vi que não cresceu muito.
Pergunto como pode o fermento agir corretamente se batemos tanto e sempre a orientação é de que "após o fermento mistura levemente"? Outra dúvida, a gema deve crescer muito ou é somente até dar bolhas?
Acabei de olhar, ficou com uma casca meio dura por cima e não cresceu...Onde será que eu errei? Bjs amigas.........
Meu facebook é: https://www.facebook.com/robertinha.nunes.1

Unknown disse...

Meu nome é Roberta, não sei pq saiu assim...