quinta-feira, 3 de outubro de 2013

PÃO DE AVEIA,MEL E LINHAÇA!!!

Olá meninas , esse pão foi o meu primeiro post a  6 anos atrás, eu já o fazia a algum tempo, adoro fazer ele,é fácil,nutritivo,macio e o cheiro de pão assando pela casa é maravilhoso eu amo.


A receita é da Nestlé , foi logo quando eu comecei a receber as revistas maravilhosas,bom a receita completa rende dois pães eu sempre faço meia, dessa vez eu fiz uma receita inteira , como minhas formas de pão são de diferentes tamanho , acho que não dividi a massa por igual...


Eu não costumo usar fermento fresco sempre uso o seco e misturo na farinha.


Aqui a massa descansando


Essa é a textura da massa , bem grudenta....


Já saindo do forno


Pincelei manteiga...


Polvilha aveia ,desenformo ainda morno e deixo sobre uma grade esfriando ,geralmente guardo embrulhado em papel alumínio.


com uma manteiguinha hummmm, me acabo rsrs.


quem quiser ver a receita original é só acessar AQUI.

essa receita é a que postei no blog.



Pão de aveia com linhaça.

1 xícara de aveia
100g de manteiga
1/2 xícara de mel
1 colher (sopa) de sal
3 tabletes de fermento biológico(45g) ( dissolvido em meia xícara de água morna)
2 ovos
5 xícaras de farinha de trigo aproximadamente
3 colheres (sopa) de sementes de linhaça
manteiga para untar

Modo de preparar

Ferva duas xícaras de água. Junte a aveia,a manteiga, o mel e o sal.Deixe amornar e coloque o fermento já dissolvido em meia xícara de água morna.Adicione os ovos, a farinha de trigo e a linhaça, misturando bem.Coloque a massa em uma tigela untada com manteiga,cubra com filme plástico e deixe dobrar de volume em lugar aquecido (cerca de 30 minutos). Sove a massa com as pontas dos dedos por cerca de 5 minutos para remover o ar. A consistência da massa deve ser elástica e mole.Divida em duas partes e modele os pães em superfície bem enfarinhada. Coloque os pães em duas formas de bolo inglês untadas.Cubra novamente e deixe crescer até dobrar de volume.Asse em forno médio alto(200º C), preaquecido por aproximadamente 40 minutos.


DICAS: 

1. Como rende dois pães eu sempre faço meia receita.
2. Uso sempre 1 envelope de fermento biológico seco. (elimino a meia xícara de água), junto o fermento na farinha.
3. A semente de linhaça eu costumo usar triturada, pode substituir por sementes de papoula ou castanha de caju picada.
4. Pincele manteiga e espalhe aveia sobre o pão ainda quente.



4 comentários:

sisi sartor disse...

Hum, deu até fome!

Pitadasdilu disse...

Oi Adriana! Esse pãozinho ficou com a carinha tão boa, eu não sou muito boa em fazer pães... nunca fica lá essas coisas...
Um abençoado fim de semana pra ti e família!
Bjos, Lú.

Chef Daniel Deywes disse...

Lindos pães e muito ricos...


abraço

Daniel
www.feitonahora.com

Nani disse...

Pensei em fazer este pãozinho hoje, mas a falta de tempo não me deixou, então vou fazer ele segunda a noite pra levar pras meninas do meu trabalho terça.
Beijos